terça-feira, 14 de maio de 2013

Dia dos Pretos Velhos

Ontem dia 13 de Maio foi a data da comemoração da libertação dos escravos através da Lei Áurea e também o dia dos nossos amados vovôs e vovós da Umbanda.
Negros, sábios, amorosos...
Quem já teve a oportunidade de falar com um deles sabe o que é se sentir acolhido, compreendido e nas muitas histórias que eles contam existem muitas lições a serem aprendidas.
Mesmo que muitos deles carreguem as marcas do cativeiro, eles nos mostram que o Amor e a Caridade é o melhor caminho para uma vida feliz!!!



Alguns pontos de Pretos Velhos


Eu andava perambulando,
sem ter nada p"ra comer
Fui pedir as Santas Almas
Para vir me socorrer
Foi as Almas que me ajudou
Foi as almas que me ajudou
Meu Divino Espírito Santo
Glória Deus, Nosso Senhor


Navio negreiro no meio do mar
Correntes pesadas na areia a arrastar
E a negra escrava tristonha a chorar
Saravá nossa Mãe Iemanjá
Saravá nosso Pai Oxalá

Vovó tem sete saias
Na última saia tem mironga
Vovó veio de Angola
Pra salvar filhos de Umbanda
Com seu patuá, figa de guiné
Vovó veio de Angola
Pra salvar filhos de fé


Chora meu cativeiro
Meu cativeiro, meu cativerá
Ora, chora
Preto Velho que veio da Costa
Que veio do Congo, Luanda e Guiné
Preto Velho de Nossa Senhora
Vem no terreiro olhar filhos de fé
Chora meu cativeiro
Meu Cativeiro, meu cativerá
Ora, chora
Preto Velho que gira na de Angola
Que gira no de Gejo, Bantú e Nagô
Preto Velho de Nossa Senhora
Filho de Zambi, ele é meu protetor
Chora meu cativeiro
Meu cativeiro, meu cativerá
Ora, chora
Preto Velho aqui na terra trabalhou
Tanto trabalhou, até que um dia lá na aruanda
Nossa Senhora o abençoou
Chora meu cativeiro
Meu cativeiro, meu cativerá
Ora,. chora
No tempo da escravidão
Preto Velho sempre trabalhou
Sentado na sua senzala
Batia tambor, saravá pai Xangô
Chora meu cativeiro, meu cativeiro
Meu cativerá







Nenhum comentário:

Postar um comentário